Hoje vãos falar de um dos ícones de Tiradentes, a Maria Fumaça, que encanta turistas do mundo todo e também os moradores locais, que mesmo habituados a vê-la se encantam a cada apito, a cada partida e chegada.

É um privilégio, temos aqui a locomotiva mais antiga em funcionamento no Brasil. Inaugurada ainda por D. Pedro II em 1881, a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), que já teve um percurso entre várias cidades, liga hoje Tiradentes e São João del Rei, um trajeto de 12km repleto de belezas naturais, história e cultura.

A bordo de uma das poucas máquinas à vapor do mundo que ainda rodam numa bitola de 76 e com vagões preservados como se fossem novos, o tempo parece ter outro ritmo, ritmo de nostalgia.

Além das belezas naturais, o passeio também conta com grandes atrações como a Rotunda, o incrível giro da locomotiva – realizado de maneira manual, preservando o costume da época da Maria Fumaça – e o Museu Ferroviário, que fica em São João del Rei, no final do passeio.

Maria Fumaça é passeio obrigatório para quem visita Tiradentes. Aproveite ao máximo sua estadia em nossa cidade, hospede-se conosco, reserve aqui mesmo, através de nosso site.